Entendemos a meditação como uma estratégia de saúde integral, enraizando um paradigma de autoconhecimento, leveza e paz. Uma ferramenta muito útil para fomentar saúde mental, emocional, física e conexão transcendental. A meditação é um método, desenvolvido há milhares de anos para compreendermos como funciona a mente e para esclarecer a consciência de quem somos. Consciência implica auto-organização, identificação e unidade, e quando ampliada em estado meditativo podemos esclarecer nossa auto-organização, expandir a capacidade de nos identificar e mergulhar no estado de consciência pura, que seria o campo unificado ou campo quântico primordial (Biase, 2010).

Existem várias formas de meditar:

• Focando a atenção em um único objeto ou ação. Este foco pode ser a respiração, um mantra, uma visualização, uma parte do corpo, um objeto externo (vela acesa, fogo) ou uma emoção. Com o avanço do praticante, a sua capacidade para manter o fluxo da atenção no objeto escolhido fica mais fácil, e as distrações tornam-se menos comuns e mais rápidas. São desenvolvidas principalmente a profundidade e a firmeza da sua atenção; • Contemplar a realidade e seus aspectos, como estar em contato íntimo com a natureza.Ter a atenção suspensa, principalmente quando se está em contato com a natureza, faz com que o cérebro entre em um estado conhecido como “rede neural em modo padrão”, que é um complexo sistema de comunicação coordenada entre todas as partes dele. Acredita-se que esse estado gera os pensamentos espontâneos e é um componente essencial da criatividade; • Abrir-se plenamente e trazer a intenção de uma conexão com o divino, o todo, a lógica universal. Ao longo da história da humanidade não é incomum encontrar episódios de oração nos quais, quem reza está totalmente entregue a sua intenção. O método do ho’oponopono, por exemplo, pode proporcionar tranquilidade para o coração e mente, principalmente se realizado em estado meditativo; • Manter a percepção mental livre e sem apego, monitorando todos os aspectos da nossa experiência, sem julgamento. Todas as percepções, sejam elas internas (pensamentos, sentimentos, emoções, memórias, etc.) ou externas (som, cheiro, etc.), são reconhecidas e vistas apenas por aquilo que são. É o processo de monitoramento não-reativo do conteúdo da experiência de momento a momento, sem julgamento; • Vivenciar um estado de consciência específico quando a mente se torna vazia e sem pensamentos. É o estado onde a atenção não está focada em nada em particular, mas repousa sobre si mesmo – calmo, vazio, estável e introvertido. Este é realmente o verdadeiro propósito por trás de todos os tipos de meditação, e não um tipo de meditação em si. Todas as técnicas tradicionais de meditação reconhecem que o objeto de foco, e até mesmo o processo de acompanhamento, é apenas um meio para treinar a mente, de modo que o silêncio interior sem esforço e estados mais profundos de consciência possam ser descobertos.
https://youtu.be/0uTWzpQ4HL4
Benefícios cientificamente comprovados da Meditação
encorajamos a prática constante da meditação , pois sabemos que isto facilita a percepção do corpo e da mente, melhora a concentração, a aprendizagem e a criatividade, aumenta a autoestima, a autoconfiança e a estabilidade emocional. Curso de Meditação pela Embaixada da Paz O curso se dá seguindo um programa encontros semanais ao longo de 11 semanas. Cada encontro terá pelo menos duas meditações e um tema específico. Os temas são recomendados pela Embaixada da Paz, tópicos aos quais devemos dar atenção, se queremos mais graça, paz e alegria em nossas vidas. Meditando em Família Encontros de 1 hora com dinâmicas simples que cabem no cotidiano de qualquer família. A ideia é que todos possam aprender a meditar e juntos construirem uma dinâmica de plena atenção e autoconsciência em casa. Esses encontros são direcionados para as mudanças positivas que desejam desenvolver. Meditação para Crianças e Adolescentes  O foco das atividades será nas meditações ativas, guiadas e em silêncio. As meditações ativas podem trabalhar a respiração, aliada ou não, ao movimento corporal. As meditações guiadas trabalham a imaginação das crianças, pois a criatividade é um fator primordial para a construção de novos mundos, novas perspectivas de vida, novas formas de relacionar-se consigo mesmo e com os outros. As meditações em silêncio buscam retirar a atenção do mundo externo para permitir a plena atenção no mundo interno. Turmas divididas por faixa etária.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *