O corpo humano é composto de vários sistemas -o circulatório, o respiratório, etc.- e também existe o sistema energético. Ele é de natureza eletromagnética, pulsa por todo corpo e é composto de vários pontos e linhas, conhecidos como meridianos, nadis ou chacras.
Quando estamos saudáveis e em equilíbrio, nosso corpo consegue eliminar as toxinas que ingerimos com facilidade. Por diversas razões, criamos nós energéticos (bloqueios) que impedem o livre fluxo de informação e prejudicam a comunicação entre os diversos sistemas. Esses nós resultam em uma perda de força naquela região, gerando uma desarmonia, que pode ir desde uma mera irritabilidade ou dificuldade para dormir, até doenças graves como câncer ou depressão.
Há várias terapias que trabalham no equilíbrio do sistema energético e que são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como complementares ao tratamento alopático, algumas são
Acupuntura, Homeopatia, Florais, Meditação, Massagem, BodyTalk, Reiki…
No Brasil, o Ministério do Trabalho reconhece como profissão diversas destas atividades que o Ministério da Saúde classifica como práticas integrativas e complementares (PICS).