Padrões geométricos estão na base de todas as formas encontradas em nosso planeta e universo.

Os arquitetos e construtores do que chamamos de Egito Antigo e Grécia Antiga conheciam as proporções da natureza e costumavam construir estruturas arquitetônicas seguindo-as, e isso é o que alguns de nós começamos a chamar de Geometria Sagrada. Hoje, são poucas as construções que seguem esses padrões, e utilizam formas regulares.

Na geometria, quando se fala que uma forma é regular, significa que ela tem todas as arestas, faces e ângulos iguais. Poliedro é o nome que se dá a formas geométricas tridimensionais.

Em toda existência, há apenas 5 poliedros regulares: isso quer dizer que eles são formas que, se inseridas em uma esfera, todos seus vértices tocam a superfície dessa esfera. Platão escreveu sobre eles no diálogo Timeu, em 360 a.C., e por isso essas 5 formas são mais conhecidas como “sólidos platônicos”.

Os cinco sólidos – tetraedro, hexaedro, octaedro, icosaedro e dodecaedro ‐ são considerados por Platão a matriz de todas as formas do Universo. E assim sendo, o filósofo associou cada um deles a um dos elementos da alquimia clássica: fogo, terra, água, ar e éter.

A geometria está presente no planeta, quer a gente se atente a ela ou não. Só que quando temos a intenção de colocá-la também em nossas criações humanas, ela pode nos auxiliar na busca por uma harmonia com o Universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *