Para podermos começar a falar de Geometria Sagrada, precisamos antes de mais nada, falar sobre geometria.
Geometria é um estudo que nasceu com esse nome na Grécia antiga. Geo – terra, metria – medir. Um estudo que mede a terra, o mundo natural.
Quando primeiro observamos o mundo natural, observamos formas. Formas simples e formas complexas, que na maioria das vezes são apenas um conjunto dessas formas mais simples.
Galileu Galilei disse: “O universo não pode ser lido até termos aprendido a linguagem e ficarmos familiarizados com os caracteres em que está escrito. Ele está escrito na linguagem matemática, e os seus caracteres são o triângulo, o círculo e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível compreender uma única palavra que seja dele: sem estes, ficamos às escuras, num labirinto escuro.”
Então vamos continuar essa conversa entendendo melhor o be-a-bá do universo: círculos, triângulos e outras formas geométricas. Vamos falar tanto da natureza matemática deles, quanto de sua simbologia abstrata.
Pois qualquer estudo de geometria sagrada sempre é um trabalho de unificação entre lógica racional matemática e entendimento simbólico intuitivo.
Uma resposta