Você sabia que nossa moeda de 25 centavos prateada tem um heptágono inscrito dentro do círculo?

O heptágono regular é uma forma geométrica plana que tem sete lados iguais, mas é a primeira das formas geométricas simples que estamos trazendo aqui que não pode ser desenhada somente com régua e compasso. O porquê disso se explica pelo Teorema de Gauss-Wantzel, que por eu não ser uma matemática (e nem a maioria de vocês), não consigo explicar aqui de forma simples. Mas vai por mim: não rola e isso tem um porquê lógico. Também não existem polígonos regulares cujas faces são heptágonos.

Já com essa introdução, começamos a perceber como o número sete é um número especial, pelo menos em termos simbólicos.
Popularmente, ele aparece de várias formas conhecidas: os 7 céus, as 7 notas musicais, as 7 cores no arco-íris, os 7 chakras principais, as 7 estrelas Pleidianas, os 7 mares, os 7 selos do Apocalipse, os 7 anos de azar quando se quebra um espelho, os 7 pecados capitais, as 7 virtudes divinas, o “sétimo filho do sétimo filho”, as “7 gerações passadas e as 7 gerações futuras”, os 7 orifícios numa cabeça humana, as 7 maravilhas do mundo moderno, as 7 virtudes humanas segundo a filosofia – esperança, fortaleza, prudência, amor, justiça, temperança, fé.

No cristianismo, o 7 é o número da perfeição. Ele é a concretização da unidade da mente e da matéria. É o triângulo sustentado pelo quadrado, representando a cabeça e o corpo, o triunfo do espírito sobre a matéria, pois soma o conceito simbólico dos números 3 e 4.
O Carnaval ocorre sempre 7 domingos antes do domingo de Páscoa. (Os dias mais perfeitos do ano, né? #minhacarneédecarnaval)

Simbolicamente, está relacionado ao misticismo, à intuição e ao aprendizado. Relacionado também à reflexão, percepção, imaginação, disciplina e trabalho interno, fomenta energias de calma, amparo e proteção.

Na prática, você pode utilizar mandalas de base sete para meditar. Elas estimulam todos esses pontos mencionados e são consideradas detentoras das mais profundas vibrações místicas.

E aí: bora pintar o sete?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *