Os cientistas modernos analisaram o mundo com um incrível grau de sofisticação. O mundo material é dividido em partículas, cada vez menores, para finalmente se descobrir que lá dentro do túnel, no centro final do que existe, encontramos energia. Descobrimos que a verdade simples de que a energia precede a matéria, assim com as emoções e os pensamentos precedem a ação.

Há mais de 4500 anos, os chineses descobriram que um sistema sutil de energia sustentadora de vida, circula em corpos físicos com vida. Esta energia é chamada de chi (ki em japonês). É a energia básica vital encontrada em todas as coisas vivas, incluindo plantas, animais e seres humanos. É fundamental a harmonia e equilíbrio desta energia, para manter nossa saúde e o funcionamento adequado de nosso Ser, nesta vida. Quando a energia chi sai de um corpo, ele deixa de ter vida.

O ki em Reiki refere-se a isso. Existem outros nomes que são dados a esta mesma energia, além de chi e ki, é prana para os hindus, ectoplasma para os ingleses, energia bioplasmática para os russos, força vital da natureza para Hipócrates, mana para os kahunas, luz para Jesus Cristo, orenda para os índios iroqueses americanos, ruach em hebraico, barraka nos países islâmicos, e ainda é chamada de bioenergia.

O kanji é um símbolo ortográfico, é o nome que se dá à escrita japonesa, nascida a partir de caracteres chineses. Um kanji representa uma palavra com um determinado significado, mas isso pode variar dependendo do contexto. O termo japonês Reiki é composto por dois kanjis, os quais vamos explicar agora.

O primeiro kanji, REI, pode se subdividir em três partes:

A primeira é AME, que significa “chuva”. O Japão é um país vulcânico. A chuva se une às cinzas de um vulcão produzindo solos férteis, portanto a chuva é representa a fertilidade, pois é indispensável na agricultura. Segundo o xintoísmo, tudo que acontece no céu tem a ver com os deuses, portanto a chuva também é vista como um símbolo das bênçãos divinas que recaem sobre a terra.

A segunda parte é UTSUWA, que significa “recipiente” ou “boca”. Essas bênçãos então entram em nosso corpo através da boca, tornando nosso corpo humano um “recipiente para as bênçãos divinas”. Segundo o xintoísmo, os seres humanos são os seres mais evoluídos da Terra e estamos aqui para tomar conta do mundo.

A terceira é MIKO. Uma miko é uma mulher dentro do xintoísmo que entende os sons, as mensagens, dos deuses. É uma espécie de shaman, médium, oráculo, alguém que está em contato com o mundo invisível, que entende o que os deuses querem e é capaz de “traduzir” eles e passar essa informação para frente. Atuar como uma mediadora entre o divino e a humanidade. A princípio, todos os seres humanos têm essa habilidade especial de receber as bênçãos divinas e passa-las aos outros, pois o Reiki está em toda parte. Só que como Reikianos, por termos consciência clara disso, essa habilidade de sermos miko tona-se a nossa função.

No ocidente, REI se traduz em “Energia Universal de Vida”. Em japonês, REI pode ser entendido como “espírito”, “alma”, “humor (mood em inglês)” ou “atmosfera”. No contexto do Reiki, refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares. KI também pode ser subdividido:

O primeiro componente é KIGAMAE ou YUGE, significando “vapor” ou “éter”. Para Aristóteles, éter é um dos cinco elementos que existem na Terra, considerado o mais elevado e que atua como um veículo para tudo que é espiritual. No Japão esse vapor é a parte mais sutil da matéria.

A segunda parte é KOME e significa “arroz”, arroz cozido. Arroz é o alimento fundamental no sudeste asiático (e no Brasil também), a principal fonte de energia e a base da alimentação japonesa.

KI, neste aspecto, significa energia. O estado do ki em seu sistema se refere à harmonia, ou a desarmonia, corpo-mente que você esteja experimentando em sua vidadiária. O equilíbrio, a quantidade e a qualidade de seu ki, são influenciados por uma variedade de aspectos: a qualidade do ar, da comida, vários tipos de estresse, fatores hereditários, condições ambientais, etc. Ao nascer, temos certo nível de ki, energia vital. Ao viver o dia-a-dia, utilizamos quantidades variadas de energia. Quando gastamos mais energia do que recuperamos, frequentemente enfrentamos desequilíbrios físicos, emocionais ou mentais. Com a energia vital baixa ou desgastada, tendemos ao cansaço físico, exaustão mental e emocional, e até a doença. Em tais estados temos dificuldade até de levantarmo-nos espiritualmente. O termo REIKI tem sido aplicado a uma técnica específica que serve para restaurar e equilibrar esta energia vital. Reiki não é religião, não possui dogmas, não utiliza talismãs ou qualquer outro recurso para sua aplicação, não tem restrições, nem tabus. É um método completo para a autocura e para a cura de outrem, que busca manter a saúde e o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. É uma eficiente técnica para a prevenção de doenças e desequilíbrios, em todos os níveis de seu ser, propiciando um profundo relaxamento e redução do estresse.

Nos tempos de Mikao Usui o termo Reiki significava energia espiritual, energia do espírito. Em outros contextos também pode significar atmosfera, ânimo ou energia oculta. Usui Sensei definiu o Reiki como SHIN SHIN KAIZEN USUI REIKI RYOHO, “método de cura espiritual para a melhora do corpo e da mente”. O Reiki não foi pensado somente como um método para eliminar doenças, mas é um caminho espiritual que cura de forma integral os praticantes e seus clientes.

Reiki é uma energia, como ondas eletromagnéticas, que pode ser aplicada com sucesso no local ou à distância. Como rompe tempo e espaço, permite reprogramar eventos passados e futuros. Não é como eletricidade, é mais sutil. Não dá choque, não produz curtos, não destrói nervos ou tecidos frágeis; é uma energia inofensiva, sem contraindicações, é compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento. Quando fazemos uso do Reiki, estamos aplicando energia-luz, visando recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e espiritual, em outras palavras, estamos curando os diversos corpos, criando um estado de harmonia total.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *