A princípio, todo organismo vivo se adapta e utiliza diferentes tipos de forças. Da mesma forma, os processos de cura implicam na ocorrência de múltiplos meios de comunicação. Analogamente, existem diversos sistemas no corpo que simultaneamente conduzem energias e informações variadas de um lugar ao outro.
Diferentes terapias energéticas focam em diferentes aspectos desta multiplicidade. Dessa forma, cada terapia apresenta valiosas pistas e hipóteses testáveis sobre como o sistema energético do ser humano funciona. Os sistemas fisiológicos e anatômicos do corpo e os sistemas energéticos se entrelaçam, em outras palavras, são holísticos. Portanto, um tratamento terapêutico que é eficaz em um sistema inevitavelmente afeta o conjunto.
O caminho da energia no corpo
O estudo da energia é um tópico multidisciplinar. Seguir os fluxos de energia pelo corpo é uma aula dentro de cada matéria da biologia – na geofísica, nas interações orgânicas e até na fisiologia. Nesse sentido, podemos seguir esse fluxo pelos órgãos, tecidos, células, moléculas, átomos e partículas subatômicas. A energia nos ensina não só sobre as partes mais minúsculas do corpo, assim como as interações energéticas que surgem a partir das relações entre as partes. Essa interrelação é o que chamamos, enfim, de holística: a integração que possibilita as partes a trabalharem juntas como uma unidade bem sucedida.
Origem da palavra
O holismo, ou a visão holística, é uma maneira de entender o mundo, o ser humano e a vida em si. Cada uma como entidades únicas, completas e intimamente associadas. Esta palavra vem do grego HOLOS, que significa “inteiro” ou “todo”. Ela representa um novo paradigma filosófico e científico que propõe que O Todo é algo mais complexo do que a mera soma das partes. É uma forma de unir o Ser Humano ao Universo, visando a integração de seus aspectos físicos, emocionais, mentais…
O Ser Humano não é somente matéria física, nem somente consciência, nem apenas emoções. Logo, levar em consideração apenas alguns destes aspectos isoladamente, é perder de vista a sua integridade.
Terapias holísticas
As técnicas ocidentais ortodoxas de tratamento de saúde visam a cura através do uso de medicamentos ou de intervenções, que agem somente sobre o físico. Muitas vezes, elas não curam a doença, só removem (ou mascaram) os sintomas. Ao passo que a maior parte das doenças têm sua causa em conflitos mentais/emocionais, sua origem, consequentemente, está fora do âmbito puramente físico.
A terapia Holística utiliza diversas técnicas de tratamento com a finalidade. Buscando acima de tudo tratar o Ser Humano por INTEIRO, nos âmbitos físico, emocional, mental e espiritual, conjuntamente.