daphnek home

Dodecágonos e a geometria sagrada

Como você usa os dedos para contar? Contando até 5 em cada mão, que juntas dá 10? Provavelmente foi assim que nasceu nosso sistema decimal de numeração. Mas você sabia que os Sumérios (e quem sabe até os Babilônicos) contavam até 60 usando apenas esses mesmos 10 dedos? Pois é, o sistema de numeração deles era sexagecimal, e nós usamos parte da sabedoria desse sistema até hoje.

Se a gente usar o dedão da mão direita para contar as falanges dos 4 dedos restantes, podemos contar até 12. Se levantarmos 1 dedo da mão esquerda a cada vez que chegarmos em 12, ao final dos 5 dedos temos 60.

Que horas são? Provavelmente você me respondeu com alguma alguma combinação entre uma das 12 horas e um dos 60 minutos (e 60 segundos). Em qual mês estamos? E qual o seu signo? Também são 12 opções para cada um.

Quantas são as notas musicais? Sete? Não se a gente pensar em semitons, aí são 12 notas, que conhecemos como a escala cromática.

O Doze é um número que a gente também vê aparecer em muitas mitologias e crenças, com uma simbologia forte. São 12 filhos de Jacó, que formaram as tribos de Israel. São 12 profetas, 12 discípulos (tanto de Cristo, como de Mitra), 12 trabalhos de Hércules e também são 12 leis do karma. Na Bíblia, no livro de Êxodos, o sumo sacerdote que podia entrar no templo sagrado vestia um peitoral com 4 linhas de 3 pedras cada – totalizando 12. Já em Apocalipse 21:12, o reino de Deus aparece como tendo 12 portas guardadas por 12 anjos.

Na numerologia, o doze pode simbolizar a maturação e que tudo acontece em seu tempo. Ele estimula a caridade, a sinceridade, a solidariedade, a colaboração, o entendimento, a conexão com seres iluminados, a finalização de processos.

A mandala de base numérica doze está simbolicamente ligada ao encerramento de um ciclo, com toda a carga que isso representa. É a chegada ao último estágio de experiência; a correção de erros passados e a liberação para uma nova realidade, mais leve e pacífica. O trabalho com esta mandala nos ajuda a entender nosso destino e a encerrar um ciclo existencial, indo para outra fase da nossa vida.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ser informado sobre cursos e eventos ?